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Postado em 04/11/2020 às 16:06:09

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Por que usar o YouTube?

O YouTube é a principal redes social de vídeos online da atualidade, com mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 500 milhões de vídeos visualizados diariamente. Foi fundado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. O sucesso meteórico fez com que a plataforma fosse adquirida pelo Google no ano seguinte, em 2006, por 1,65 bilhão de dólares. 

Se você ainda não sabe como criar um canal no YouTube e nem por qual motivo deveria investir nessa plataforma, então leia as estatísticas do parágrafo abaixo. Segundo a mais recente projeção da Cisco, até 2021 teremos 82% do tráfego total na internet vindo através dos vídeos online. Claro que estamos falando de vídeos de uma forma geral, e aí entram YouTube, Facebook, Vimeo, Instagram, Snapchat e outras plataformas. Porém, o YouTube é a principal rede social de compartilhamento de vídeos do mundo, e por isso merece uma atenção especial.

 

Alguns dados interessantes do YouTube:

  • O YouTube tem mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo;
  • Mais de 70% das visualizações do YouTube são feitas em dispositivos móveis;
  • O YouTube lançou versões locais em mais de 100 países;
  • É o segundo maior buscador do mundo, atrás apenas do próprio Google;
  • Mais de 1 bilhão de horas de vídeos são visualizados diariamente.

 

Já falamos do tamanho da audiência do YouTube e de dados que comprovam que há muito a se ganhar trabalhando nessa plataforma. No entanto, isso não significa que basta criar uma conta no YouTube, sair postando vídeos e esperar os resultados surgirem milagrosamente. Não, Primeiro você tem que definir qual o objetivo do seu negócio dentro do YouTube.

Esse objetivo pode ser relacionar-se com a audiência, gerar tráfego para o site, gerar Leads, monetizar, reforçar a posição da marca, etc. O segredo é definir um propósito, o YouTube hoje é a principal plataforma de vídeo online e oferece inúmeras possibilidades de atrair e de relacionar-se com a audiência.

 

Como fazer uma conta no YouTube

Para começar, é necessário criar uma conta no YouTube. Essa é a etapa mais fácil de todo processo. Se você tem uma conta no Google, você já tem uma conta no YouTube. Tudo o que precisa fazer é abrir o YouTube e clicar em login no canto superior direito da página.                                                                                                                                                                            Caso sua empresa esteja cadastrada no Google Meu Negócio, você também pode usar essa conta e garantir maior integração entre suas contas.

 

 

Você será redirecionado para essa tela. Digite o seu email e senha do Google no local indicado.

 

Clique em “próxima” e pronto! As contas estão integradas. Caso você ainda não tenha uma conta no Google, basta clicar em “mais opções” e depois em “crie uma conta. Você será redirecionado para fazer uma conta gratuita no Google.

 

Como criar um canal no YouTube

Após fazer o login (ou criar sua conta) no YouTube, clique no seu avatar e depois em “Crie um canal” no menu que aparece logo abaixo. Se você ainda não executou esse passo, abrirá uma tela assim:

 

 

Escolha o nome do canal, de preferência personalizando para que seja mais fácil de encontrar. Se o objetivo for criar um canal empresarial, lembre-se de criar uma conta com essa característica. Depois disso você será redirecionado para o dashboard de seu recém criado canal do YouTube.

 

Como colocar um vídeo no YouTube

Agora que você já sabe como criar um canal no YouTube e fazer as configurações iniciais, é hora de falar sobre como fazer o upload de vídeos na plataforma. Importante: antes de subir o vídeo, confira se sua conta está verificada!

Para confirmar sua conta, acesse a página youtube.com/verify. Você precisará informar um número de telefone para concluir a confirmação. Feito isso, o YouTube enviará um código de verificação por chamada de voz ou SMS.

Conta verificada, é hora de colocar seu primeiro vídeo no YouTube. Na parte superior da tela do YouTube, tem um ícone com forma de câmera e um + no centro. Ao clicar lá, você verá a opção de “Enviar vídeo”.

Clique neste ícone e você será redirecionado para essa tela:

 

 

Ao clicar em enviar, abrirá uma janela para você selecionar o arquivo. Escolha o vídeo que você deseja subir e aguarde. Enquanto o vídeo está sendo carregado, você já pode editá-lo nessa tela de status de envio.

 

 

 

Nessa tela, há 3 abas de edição disponíveis: informações básicas, traduções, configurações avançadas:

 

Detalhes

  •           Coloque título, descrição, marcações e adicione a uma playlist, caso tenha uma;
  •           Após o vídeo ser processado, você pode escolher uma miniatura pré-definida ou fazer o upload de uma imagem personalizada;
  •           Esse passo é muito importante, pois essa imagem será a capa do seu vídeo.
  •           É essa imagem que aparecerá nos resultados de pesquisa e também quando alguém compartilha o seu vídeo nas redes sociais;
  •           Indique também se há alguma restrição de idade, marcando se ele pode ser exibido para crianças ou não.

Elementos do vídeo

  •           Aqui você pode colocar cards interativos e uma tela final para mostrar vídeos relacionados, sites e calls-to-action aos espectadores;
  •           Você pode concluir essa etapa depois que a versão do seu vídeo tiver sido processada.

Visibilidade

  •           Escolha as opções de visibilidade entre:
  •           Público, onde qualquer pessoa pode ver;
  •           Não listado, quando apenas as pessoas com o link do vídeo conseguem ver;
  •           Privado, quando o vídeo só pode ser visto por pessoas selecionadas ou com acesso de login do canal do YouTube.
  •           Após essas definições iniciais, você ainda pode utilizar a área de configurações avançadas.

Configurações avançadas

  •           Nessa aba você editará os seguintes pontos:
  •           Política de comentários;
  •           Licença e propriedade de direitos;
  •           Distribuição;
  •           Certificação de legenda;
  •           Opções de distribuição;
  •           Restrições de idade;
  •           Categoria;
  •           Local do vídeo;
  •           Idioma do vídeo;
  •           Contribuições comunitárias;
  •           Data da gravação;
  •           Estatísticas do vídeo;
  •           Vídeo 3D;
  •           Declaração de conteúdo.

 

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