SUGESTÃO
Perdendo tempo com gestão de redes sociais?
Comece de graça
Postado em 04/11/2020 às 15:08:42

Compartilhe esta notícia:

Como gerar Leeds no Instagram

O Instagram foi uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso mobile. É verdade que hoje é possível acompanhar as atualizações em desktop, mas o produto é todo voltado para ser usado no celular. É uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos entre usuários, com a possibilidade de aplicação de filtros.

 

Originalmente, uma peculiaridade do Instagram era a limitação de fotos para um formato quadrado, imitando as fotografias vintage, como as de câmeras Polaroid. Em 2012, o aplicativo foi adquirido pelo Facebook por nada menos que 1 bilhão de dólares. Desde a aquisição, a rede social mudou bastante e hoje é possível postar fotos em diferentes proporções, vídeos, Stories, boomerangs e outros formatos de publicação. 

 

Como gerar leads no Instagram:

  1. Usar o link na bio
  2. Instagram Stories
  3. Instagram Ads
  4. Utilizar CTA nas imagens publicadas
  5. Citar uma URL em vídeos
  6. Faça parcerias com influenciadores
  7. Tags de preços em produtos
  8. Use hashtags
  9. Faça transmissões ao vivo e salve as gravações no IGTV

 

Vamos te ensinar Passo a Passo:

 

1. Usar o link na bio

Até hoje, é muito comum ler nos posts frases como “para saber mais, clique no link da bio”. Como as descrições dos posts não permitem inserir links clicáveis, essa foi uma boa forma encontrada para gerar Leads com o Instagram. Nesse caso, você tira o usuário da rede social e pode levá-lo para outro site, como uma Landing Page, por exemplo. Combinada como uma boa descrição no perfil, essa ação é a melhor forma de gerar Leads de forma muito simples. Uma dica é usar agregadores como o Linktree ou o Insta.am, que permitem incluir várias URLs juntas a partir de um único link na bio do Insta. Para muitas contas, principalmente pequenos negócios, o link na bio é o único ponto de contato entre o usuário em um site externo.

 

2. Instagram Stories

O Insta Stories é praticamente um canal a parte da rede social para quem quer prospectar novos clientes. Além de possibilitar a criação de pequenas histórias com sequências de fotos e vídeos de até 15 segundos, essa funcionalidade torna muito mais fácil fazer as pessoas acessarem páginas externas. Com um simples Call-to-Action de “arrasta pra cima”, você pode fazer uma oferta que complemente o conteúdo visual apresentado. Claro que a imagem ou vídeo do story em si também precisa ser interessante, e não apenas uma mera ponte para gerar Leads.

 

3. Instagram Ads

Se o seu orçamento de marketing permitir, os anúncios do Instagram Ads são uma ótima escolha para complementar a sua estratégia e gerar Leads com o Instagram.  Por meio da ferramenta, você pode segmentar suas ofertas de forma bem personalizada. A plataforma de negócios do Instagram é conectada diretamente com o Facebook, permitindo combinar os dois públicos. É possível, por exemplo, trabalhar uma estratégia de retargeting usando as duas redes sociais e o melhor, usar o POMBOX nas duas para ter presença Online e mais visiblidade para o seu negócio, afinal, quem é visto, é lembrado.

 

4. Utilizar CTA nas imagens publicadas

Esse item tem a ver com o link na bio que citamos acima. Você pode inserir um Call-to-Action convidando o usuário a realizar essa ação no texto do post ou, até mesmo, na imagem. Avalie o que fica melhor e privilegie a qualidade da foto ou ilustração. É importante reforçar: o Instagram é uma rede social visual. Ou seja, as pessoas estão lá, em sua grande maioria, para ver fotos, vídeos e artes que agradáveis ao olhar. Se a sua conta for sinônimo de pedidos insistentes de conversão, possivelmente ela terá um desempenho ruim, por isso, se dedique em entregar conteúdos e estar nas redes sociais todos os dias, afinal, quem é visto, é lembrado. É preferível, portanto, usar o texto do post para inserir o CTA. Inclua no texto de forma inteligente, mostrando ao seguidor que ele vai receber uma oferta interessante.

 

5. Citar uma URL em vídeos

As produções de vídeos têm ganhando muito espaço e são, também, uma oportunidade para gerar Leads no Instagram. Além do CTA no texto, por que não exibir a URL do seu site ou um link reduzido levando diretamente a uma Landing Page? Caso seu vídeo seja interessante, é natural que quem está vendo queira saber mais sobre seu produto, sua empresa ou sobre o tema que está compartilhando. A pessoa pode ficar frustrada se não tiver a possibilidade de receber mais informações sobre o assunto que acabou de ver!

 

6. Faça parcerias com influenciadores

O Instagram possui vários usuários com centenas de milhares de seguidores. Isso significa que o alcance desses perfis pode ser muito maior do que o seu, representando uma ótima estratégia de divulgação para sua marca. Algumas dessas personalidades cobram pela divulgação de imagens em seus perfis, com atuação profissional. Você pode procurar algumas parcerias com influenciadores da sua região e com o mesmo público-alvo para iniciar esse tipo de comunicação. O importante é encontrar parcerias que façam sentido para o seu negócio. De nada adianta pagar caro para um influenciador que não fala com a sua persona. A geração de Leads será desperdiçada, jogando o investimento fora.

 

7. Tags de preços em produtos

O Instagram dá para as empresas a possibilidade de inserir tags de preços em produtos apresentados nas imagens. Muitos e-commerces já estão utilizando a ferramenta, que torna mais simples o trabalho de levar o público para o seu site próprio e finalizar a compra. Mesmo que a compra não seja efetuada, existem várias outras possibilidades comerciais e até mesmo de geração de Leads. Você pode inserir CTAs de conversão no site, como a assinatura de uma newsletter, por exemplo. Utilizar pop-ups também ajuda a realizar uma oferta que atraia novas conversões. Uma boa ideia, também, é trabalhar com a estratégia de retargeting, oferecendo anúncios após essa primeira visita.

 

8. Use hashtags #

Como uma das principais dicas, vale reforçar o uso das hashtags. Elas são utilizadas para usuários pesquisarem e encontrarem perfis e fotos relacionadas a um mesmo assunto. Você deve utilizá-las em todos os seus posts no Instagram, facilitando que sejam encontrados os seus conteúdos mais valiosos, por isso, nós do POMBOX colocamos “hashtags #” em TODOS nossos textos e segmentamos cada uma, para o retorno do nosso assinante seja ainda maior. Caso você vá fazer um conteúdo único e personalizado, vale criar uma hashtag própria e criativa, além de incentivar que seus seguidores também a utilizem. É uma ótima forma de divulgar a sua empresa e, consequentemente, acelerar a geração de Leads.

 

9. Realize transmissões ao vivo e salve as gravações no IGTV incentivando uma conversão

Um dos melhores recursos do Instagram é o IGTV, que permite divulgar vídeos mais longos, com mais de 1 minuto de duração. Por isso você pode realizar as famosas lives no seu perfil e deixá-las salvas no IGTV para que qualquer pessoa possa acessar depois. Lá você também pode usar as descrições dos seus vídeos para incluir uma chamada para o link da bio. Assim, qualquer pessoa pode acessar os conteúdos e materiais que deseja divulgar.  Mas lembre-se de que tanto as lives como o IGTV são canais que as pessoas usam para assistir a vídeos, e não necessariamente abrem ou lêem a descrição. Por isso, para obter melhores resultados e gerar Leads com o Instagram, lembre-se de fazer um CTA durante o vídeo, falando que o público pode fazer um download ou acessar uma página importante clicando no link do seu perfil.

 

PRUUU!

Cadastre-se agora!

Compartilhe esta notícia: