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Postado em 04/11/2020 às 15:51:59

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A importância do WhatsApp Business

O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros. Ganhou até o “carinhoso” apelido de zap zap por parte da população. Praticamente toda a população que tem um smartphone tem também o WhatsApp instalado. Em 2017, também entrou na moda dos Stories e implementou a funcionalidade, que foi batizada de “WhatsApp Status”.

 

Crie uma conta no WhatsApp Business

O WhatsApp Business é pensado para atender às necessidades de pequenas empresas. Por isso, essa versão do mensageiro tem ferramentas adicionais, em comparação ao app “tradicional” como as respostas rápidas, o uso de etiquetas e a possibilidade de criar um catálogo que exibe seus produtos.

 

Crie um catálogo para expor sua mercadoria

O catálogo é como uma vitrine virtual dos seus produtos. Além de boas imagens dos itens à venda, é possível adicionar especificações, preços e atualizar seus clientes sobre a quantidade de mercadorias disponíveis em estoque.

 

Responda às perguntas frequentes rapidamente

A versão do app para empresas oferece o recurso de respostas rápidas. Ou seja, é permitido criar atalhos para as mensagens que são enviadas mais vezes. Também é possível organizá-las em formato de lista, com base em palavras-chave e frequência de uso. Com essa ferramenta, dúvidas repetidas dos compradores podem ser respondidas com mais agilidade.

 

Divulgue o horário de atendimento e delivery

No perfil comercial do aplicativo, adicione informações importantes como o horário de atendimento e de funcionamento do serviço de delivery, endereço físico, e-mail para contato, site oficial do empreendimento e links das páginas em redes sociais.

 

Use a localização em tempo real nas entregas

A aglomeração de pessoas deve ser evitada. Sendo assim, o número de pedidos de delivery pode aumentar consideravelmente. Ao ativar o recurso de localização em tempo real, seus clientes podem acompanhar o percurso da entrega ou checar se a encomenda está próxima do seu destino.

 

Use etiquetas para classificar pedidos

A versão para pequenas empresas do aplicativo permite classificar, por meio de etiquetas de cores diferentes, contatos e mensagens. Esse é um recurso que pode ajudar na organização dos seus pedidos. É possível definir uma cor para cada

categorizar o produto oferecido, por exemplo.

 

Crie um link curto para divulgar seu WhatsApp

Os consumidores podem clicar no link curto, compartilhado por e-mail ou nas suas páginas do Facebook e Instagram, e começar uma conversa com você. Também é possível ativar e configurar uma mensagem padrão para esse recurso. Ou seja, ao abrir o seu link, os clientes podem enviar mensagens padrão preestabelecidas.

 

Faça vídeo chamadas com a sua equipe

A comunicação interna entre a equipe de trabalho pode ser feita por meio de chamadas de vídeo em grupo. Vale destacar que até 8 pessoas podem participar das vídeos chamadas feitas pelo aplicativo de mensagens. O recurso também pode ser usado para fazer reuniões com clientes, para fechar os detalhes de pedidos grandes ou com muitas especificações.

 

Ofereça um tour virtual pela loja

O serviço de delivery, infelizmente, não é capaz de entregar o conforto, a classe ou o aconchego que o ambiente de alguns estabelecimentos proporciona. No status da plataforma é possível publicar fotos e vídeos do espaço da sua loja física, para manter acesa a memória positiva sobre frequentar o local.

 

Indique quando estará disponível

Você pode configurar uma resposta de ausência automática para indicar que não está disponível para atender, naquele momento. No texto da mensagem, os horários programados para receber os pedidos também podem ser informados.

 

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